Porque precisam os recém-nascidos, os bebés e as crianças de Terapia Sacro-Craniana?

Durante o parto ocorrem situações que provocam no recém-nascido, infelizmente e invariavelmente, espasmos musculares, torção do pescoço, da coluna, dos ombros, da cintura, deformação dos ossos da cabeça, hematomas, entre muitas outras situações.

A Terapia Sacro-Craniana aplicada aos recém-nascidos permite que os seus corpos recuperarem tão depressa quanto possível não só desse “stress” físico, mas também do “stress” emocional do nascimento.

De referir, que um grande número de problemas físicos e neurológicos (asma, alergias, eczemas, enxaquecas, distúrbios psicológicos, depressões, …), os quais por vezes só são detectados na dolescência ou na vida adulta, têm a sua origem em problemas ocurridos ainda durante o nascimento.

Por exemplo, maus alinhamentos estruturais do Sistema Sacro-Craniano (pélvis, coluna e cabeça) podem criar desequilíbrio das articulações, comprimir nervos, criar contraturas musculares, tensões fasciais e espasmos dos órgãos internos e reduzir a capacidade de funcionamento de todo o corpo.

Através de um toque suave, o ritmo e o alinhamento das estruturas cranianas, espinhais e pélvicas podem ser levadas ao seu equilíbrio natural permitindo assim o bom desenvolvimento e nutrição do cérebro e dos nervos espinhais dos recém-nascidos.

Se a mãe teve um parto difícil, a avaliação e o tratamento do bebé devem ser feitos logo após o nascimento, mas se pelo contrário o parto foi bom e sem grandes problemas pode-se aguardar algum tempo. Por outro lado, quanto mais cedo se efectuar o tratamento mais fácil se torna reequilibrar o bebé, ou seja ainda antes que o seu corpo se adapte a disfunções. O adiar do tratamento só vai fazer com que o mesmo se torne mais complicado e demorado. Como regra, é importante actuar o mais cedo possível, para evitar o desconforto ou solucionar os problemas do bebé quanto antes. Caso assim não se proceda, aquilo que poderia passar em poucas sessões poderá assim levar várias, dependendo da situação.

Sem comentários: